Bem vindo ao meu blog. Se você é professor e faz uso das tics na sua sala de aula, vamos trocar experiências sobre esse potente recurso de aprendizagem. Navegue pelos hipertextos e veja o que acha das postagens. Observe os trabalhos postados, ouça músicas e se gostou do blog, deixe seu recado.
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sábado, 14 de novembro de 2015
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
Cmap Tools
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quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula
É inegável o uso do celular por parte dos alunos nas escolas, embora existam leis na maioria dos estados brasileiros que proíbem o uso do celular dentro da sala de aula. Isso nos leva a uma reflexão: Por que não usar o celular como ferramenta pedagógica e auxiliar no ensino e aprendizagem do conteúdo didático?
Nós professores estamos preparado para tal desafio? Como fazer com que os alunos se interessem pelo conteúdo didático através do do celular na sala e vejam que o que o mesmo vai além do uso do das redes sociais? Podemos escolher aplicativos de acordo com nossas disciplinas e através do celular e ou Tablet trabalhar os conceitos por meio de sequências didáticas,
domingo, 17 de novembro de 2013
Redes Sociais Virtuais. Terão elas espaço na Escola?
Alguns
autores acreditam que com a incorporação das RSV nas escolas, romper-se-iam
barreiras espaços-temporais, criando-se um tempo extra para a aprendizagem. Contudo,
significa atribuir mais trabalho aos já sobrecarregados professores. Estarão
eles dispostos a isso? Terão tempo para fazê-lo, quando não são poucos os que
trabalham e, em diferentes escolas em dois ate três turnos.
Há os que
se entusiasmam com a possibilidade da RSV estimular também mudanças positivas
nos métodos de ensino, alterar formas de aprender e estudar. Como acreditar nisso se não o fazem no seu
cotidiano, ainda que saibam do fracasso do atual modelo de escola que se
confirma a cada avaliação oficial?
A criação
das redes próprias, restritas a escola não será
problema. Já existem sites, como o Ning [http://www.ning.com] para a criação de redes sociais virtuais
personalizadas, configuradas na forma que melhor atende às escolas. De maneira
geral as RSV não estarão nas nossas escolas, salvo uma ou outra experiência, ao
menos por um bom tempo. Lamentável?. O futuro nos dirá.
Por quê o Computador na Educação?
A
simples utilização do computador por professores e alunos nem sempre
garantem abordagens inovadoras no processo ensino-aprendizagem, pois o uso do
computador e os recursos das TIC a ele associados podem acontecer de duas
maneiras: como máquina de ensinar ou como ferramenta.
O
uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino
tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse é o paradigma instrucionista. Alguém programa no
computador uma série de informações, que devem ser passadas ao aluno na forma
de um tutorial, exercício-e-prática ou jogo.
Papert
(1996) denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz
constrói, através do computador, o seu próprio conhecimento.
A
construção do conhecimento que acontece quando o aluno
constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um relato de experiência, um artigo,
um projeto ou um programa de computador.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
O que é um Hipertexto?
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Para maiores informações acesse o link abaixo:
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