Seguidores

domingo, 17 de novembro de 2013

Por quê o Computador na Educação?


A simples utilização do computador por professores e alunos nem sempre garantem abordagens inovadoras no processo ensino-aprendizagem, pois o uso do computador e os recursos das TIC a ele associados podem acontecer de duas maneiras: como máquina de ensinar ou como ferramenta.

O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse é o paradigma instrucionista. Alguém programa no computador uma série de informações, que devem ser passadas ao aluno na forma de um tutorial, exercício-e-prática ou jogo.

Papert (1996) denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, através do computador, o seu próprio conhecimento.

A construção do conhecimento que acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um relato de experiência, um artigo, um projeto ou um programa de computador.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário