Criar ambientes de aprendizagem com a presença das TIC pode indicar uma concepção da prática pedagógica com base na informatização do ensino e na transmissão de informações ou pode significar utilizá-la para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as submetem a uma avaliação contínua.
O professor que associa as TIC aos métodos ativos de aprendizagem é aquele que também busca desenvolver a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, se esforça para assumir uma atitude de reflexão freqüente e sistemática sobre sua prática, sobre o que seus pares falam da própria prática e sobre as teorias tratadas por autores de referência. Nesse sentido, buscamos nas atividades sugeridas aqui propor situações em que você possa articular teoria, prática e domínio da tecnologia, com vistas a auxiliá-lo a encontrar estratégias de ação que associam as TIC aos métodos ativos de aprendizagem.
O professor que associa as TIC aos métodos ativos de aprendizagem é aquele que também busca desenvolver a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, se esforça para assumir uma atitude de reflexão freqüente e sistemática sobre sua prática, sobre o que seus pares falam da própria prática e sobre as teorias tratadas por autores de referência. Nesse sentido, buscamos nas atividades sugeridas aqui propor situações em que você possa articular teoria, prática e domínio da tecnologia, com vistas a auxiliá-lo a encontrar estratégias de ação que associam as TIC aos métodos ativos de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário